Share RSS Adicionar aos favoritos Imprimir
Projeto “Espaço +” promove atividades de tempos livres na Páscoa para cerca de 40 alunos com necessidades educativas especiais
Projeto “Promoção da Leitura – Palavra Poética, Arte de Encantar e Criar” em fase de execução
Projetos da primeira edição em fase de implementação
Divulgação dos projetos vencedores OP 2014/2015
Assembleias de Voto OP 2014/2015
Sessão de apresentação pública das propostas elegíveis que passam à fase de votação.
Resultados da análise técnica às propostas apresentadas
39 Propostas apresentadas ao 1º Orçamento Participativo de Viana do Castelo
Sessão de Esclarecimento sobre o OP de Viana do Castelo
Aberto período de apresentação de propostas para o Orçamento Participativo de Viana do Castelo
Sessão de apresentação do Orçamento Participativo de Viana do Castelo, dia 18 de dezembro, às 18h30, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo
Fase de apresentação de propostas em curso
Câmara Municipal avança com Orçamento Participativo

Resultados da análise técnica às propostas apresentadas

20 de Março, 2015
Resultados da análise técnica às propostas apresentadas

Após a análise técnica feita pelos serviços municipais, serão adaptadas a projeto 10 propostas, das quais 5 se incluem na área da Ação Social e 5 na área da Cultura.
Para ver a lista das propostas aprovadas clique aqui.
Nesta primeira edição do Orçamento Participativo de Viana do Castelo, foram analisadas 39 propostas, o que revela grande interesse dos cidadãos em participar com as suas ideias para o desenvolvimento do município.
No entanto, esta edição piloto apresenta-se com um caráter experimental, delimitando a área geográfica de incidência dos projetos e as áreas temáticas onde se devem inserir.
Esta delimitação geográfica e temática levou a que a maioria das propostas apresentadas não tivesse cabimento nesta edição, embora algumas possam enquadrar-se em edições futuras onde se prevê o alargamento da abrangência das áreas temática e territorial.
A partir do dia 23 de março, até 30 de março, decorre o período de reclamações, às quais será dada resposta no prazo máximo de 5 dias úteis, após a receção das mesmas.
Terminado o período de reanálise técnica às reclamações apresentadas, até dia 9 de abril será divulgada a lista definitiva de projetos que passam à fase de votação.




PROPOSTAS NÃO ELEGÍVEIS:

Pista Medical Check-Up
A pista check-up traduz-se na integração de equipamentos de check-up e painéis informativos em circuitos pedestres, que permitem aos utilizadores fazer uma autoavaliação do seu estado de saúde.
Proposta Nº 2

SeniorPlus
Criação de ginásios ao ar livre em pontos estratégicos da cidade (ex.: Jardim da Marina, Praia Norte, Praia Fluvial, Jardim da Sra. da Agonia, Meadela) no sentido de promover o bem-estar e qualidade de vida dos munícipes seniores através da prática de atividade física.
Proposta Nº 3

Lavandaria e Engomadoria Social
Trata-se da criação de infraestruturas para conceção de uma “Lavandaria e Engomadoria Social” com o objetivo de servir as valências da Paróquia de N. Sr.ª de Fátima (o Berço e o Centro de Dia) e de pessoas com dificuldades, incluindo a prestação de serviços ao domicílio.
Proposta Nº 5

Centro de Alojamento Temporário para Pessoas com Incapacidades   
Criação de um local de acolhimento temporário para pessoas com incapacidades, proporcionando aos seus utentes, um período de descanso, num ambiente educativo e de lazer, durante um período de ausência dos seus familiares/cuidadores.
Proposta Nº 6

Estudo de viabilidade para “Centro para pessoas com incapacidades”  
Estudo de viabilidade para criação de um local de acolhimento temporário para pessoas com incapacidades, proporcionando aos seus utentes, um período de descanso, num ambiente educativo e de lazer, durante um período de ausência dos seus familiares/cuidadores.
Proposta Nº 8

Segurança Rodoviária e transeuntes Rua dos Sobreiros
Com a colocação de 4 passadeiras sobreelevadas na Rua dos Sobreiros que melhoraram imenso a segurança rodoviária e dos transeuntes, urge e torna-se necessário completar este trabalho com marcação/pintura do eixo do arruamento, com a sinalização horizontal adequada ao local.
Proposta Nº 9

Balneário e WC
No Centro hípico de Viana do Castelo (ACATE) não existe WC para pessoas com mobilidade condicionada bem como um elevador que lhes permita ter acesso ao 1º andar. De referir que todas as semanas os utentes da APCVC (Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo) frequentam o referido centro para terem sessões de Hipoterapia. Poder-se-ia também juntar um pequeno balneário/ vestiário para que os praticantes deste desporto possam equipar-se no próprio centro hípico.
Proposta Nº 10

Proposta de implementação de um Centro de Arte e Tecnologia  
Implementação de um Centro de Arte e Tecnologia que funcionará como incubadora de empresas, apoiando a implementação de novos projetos e como centro de inovação empresarial, auxiliando empresas já estabelecidas, permitindo o desenvolvimento em várias áreas de especialização tecnológica, científica e artística.
Proposta Nº 11

Contador de Marés  
O equipamento denominado “Contador de Marés” disponibiliza, através do protocolo do sistema Intranet, conectado ao Instituto Hidrográfico, informações úteis, tais como a temperatura da água, a altura da ondulação, dia e hora das marés, a todos aqueles que necessitem desses mesmos dados para a sua atividade profissional, tais como pescadores, navegadores, entre outros.
Proposta Nº 14

Centro Ciência Viva de Viana do Castelo (CCVVC), para a Experimentação das Ciências da Saúde  
Criação de um centro de experimentação da ciência, arte, cultura e tecnologia, integrado na Rede Nacional de Centros Ciência Viva da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, que se dedique principalmente à temática da Experimentação das Ciências da Saúde.
Proposta Nº 16

Parque Canino  
Criação de um parque para cães, onde os mesmos possam correr e brincar livremente, mas num local seguro.
Proposta Nº 17


Ludoteca Itinerante  
Com a aquisição de um veículo que possa circular pelas freguesias de Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela, propõe-se a criação de um espaço em que as pessoas possam conviver e brincar de forma livre com o material que é colocado à disposição, ou seja, jogos e brinquedos, promovendo as relações interpessoais e intergeracionais.
Proposta Nº 18


Requalificação do Altar de N.ª Sr.ª do Pilar - Igreja da Misericórdia  
O Altar de N.ª Sr.ª do Pilar, presente na Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo necessita de uma requalificação urgente, nomeadamente ao nível da talha. Acredita-se que o Altar de N.ª Sr.ª do Pilar poderá ter feito parte da igreja primitiva, sobre a qual foi construída a atual Igreja da Misericórdia.
Proposta Nº 19


Assistência aos Sem-abrigo  
Dispor de uma instalação que possa acolher pessoas sem-abrigo prestando-lhes assistência mínima necessária.
Proposta Nº 20

Casa para as Artes de Palco Amadoras  
A presente proposta sugere a transformação e adaptação do "Espaço Linha Norte" para que, doravante, seja utilizado pelas Associações ou Grupos Amadores, que desenvolvem atividade na área das Artes de Palco.
Proposta Nº 21


Ciclo Check-Up  
Trata-se de uma solução centrada nos utentes praticantes de ciclismo e consiste numa estação de serviço especializada a ser instalada numa ciclovia, perimitindo o acesso a informações importantes ao nível da segurança, saúde e recomendações técnicas e e assistência com zona de ensombramento, estacionamento para bicicletas, papeleira, ferramentas para manutenção, ar para ajuste de pressão dos pneus, água potável, bancos de descanso e painéis informativos.
Proposta Nº 22


Implementação de Programas Ced (Capturar, Esterilizar e Devolver) Para Animais de Rua, em Apoio a Associações de Protecção Animal (Gatos de Ninguém e Associação Vila Animal)  
A proposta pressupõe diminuir o número de animais errantes e de despesas com captura de animais recolhidos, e apoiar colónias existentes, através da aquisição de armadilhas para capturas de animais errantes, da execução de abrigos para gatos e da campanha de esterilizações.
Proposta Nº 23


Viana no Caminho da Costa  
Melhoria das condições para os peregrinos que pernoitam em Viana, através da sinalização do Caminho, criação de um gabinete de apoio ao Peregrino e promoção cultural e turística.
Proposta Nº 25


Dinamismo do Parque Urbano da Cidade  
Fomentar o uso recreativo do Parque Urbano da Cidade, através da divulgação e promoção de visitas e passeios que revitalizem e incentivem a sua fruição.
Proposta Nº 28

Reforma-te  
Consiste na prestação de serviços personalizados, vocacionado para acompanhar a evolução da população a partir da meia-idade até à terceira e quarta idades, promovendo o seu envelhecimento ativo.
Proposta Nº 29

CIS-VIANA - Centro de Empreendedorismo e Inovação Social de Viana do Castelo
Criação de um centro de empreendedorismo e inovação social que possa servir como entidade de referência na avaliação de projetos sociais e que possa validar a sua componente de inovação social e sustentabilidade, fomentando o empreendedorismo através do apoio ao desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras e facilitação da sua implementação.
Nº da proposta: 31


Brigada de extermínio de ninhos de Vespa Velutina  
A proposta pretende efetivar a criação de uma Brigada 24h de extermínio de ninhos de Vespa Velutina ou Vespa Asiática.
Proposta Nº 32

Proteção da Floresta Autóctone
Preservar a floresta autóctone portuguesa na área de Santa Maria Maior/Meadela controlando as plantas invasoras aí presentes com a intervenção da população local.
Proposta Nº 34


Saberes e Sabores a Bordo  
Incide no reaproveitamento do espaço de "popa" do navio onde existem condições excecionais para criação de uma esplanada, bem como o aproveitamento das salas interiores que, com o seu conceito náutico e pequenas divisões proporcionam locais muito interessantes para tertúlias à volta da mesa.
Proposta Nº 36


Parque para Todos  
O “Parque para Todos” seria dotado de verdadeiras pistas para Skate, BMX, Inline e espaço Graffiti conseguindo por isso uma maior adesão dos jovens à prática da arte e do desporto. O local proposto era o jardim na Alameda 5 de Outubro.
Proposta Nº 38


Ficheiros anexos

Mais imagens